Múnich, Alemanha

By Isabel Pinto - janeiro 18, 2019

Munich,
A capital do estado alemão da Baviera no sudoeste do país, é uma cidade pequena e um dia será suficiente para visitar os principais pontos turísticos.
Quando cheguei a esta cidade, decidi fazer um roteiro muito rápido, mas muito simples na tentativa de tentar absorver o máximo de informações e cultura sobre esta cidade Alemã.

Depois de me instalar no hotel e cansada da viagem que me trouxe desde Praga até aqui, decidi dormir e levantar-me bem cedo para começar o meu roteiro pedreste por esta capital.

O meu primeiro ponto em Munich foi a entrada para a rua principal do centro através das portas da cidade cujo nome é Karlsplatz uma antiga muralha medieval construída com um atrativo estilo Neogótico, Karlstor é uma das portas mais conhecidas em Múnich.

À minha direita fica situada a igreja de S.Michael, com uma simples fachada branca e 16 estátuas de famosíssimos imperadores.
Se visitares Múnich durante os meses de verão vão encontrar com certeza alguns quiosques e músicos ao longo desta rua...

Uma vez chegando à praça de Marienplatz, uma das mais conhecidas praças da cidade, tive a oportunidade de contemplar o Neues Rathaus que é  o edifício da câmara municipal. Com a sua torre de relógio decoradas com alguns bonecos típicos da Bavária que dançam ao som das badaladas a cada hora do dia.

Como é pequeno e só se pode visitar uma certa parte do seu interior decidi seguir em frente e depois de cruzar por debaixo do museu dos brinquedos (Spielzeug) virei à direita onde encontrei um mercado variadíssimo de carnes, frutas, flores e adornos de decoração, feitos à  mão  chamado Viktualienmarket.

Saltei de lojinha em lojinha, provei os mais diversos sabores da Babária e depois voltei ao ponto de início do mercado para seguir em frente, ficando com o Museu justamente atrás de mim.

À nossa esquerda um pouco mais à frente encontraremos uma entrada para um edifício com as letras Bohmler Passage, então, com uma enorme curiosidade, entrei por essa passagem que parecia secreta e misteriosa e segui em frente, até encontrar o Hard Rock à minha esquerda e o Hofbrahaus à minha direita, a cervejaria mais famosa de toda a cidade.

Podem entrar e provar algumas das distintas cervejas alemãs como a Paulaner, a Augustiner, a Lowenbrau, a Erdinger ou a Heineken.
Este será também um óptimo sitio para almoçar, normalmente tem música e o ambiente é muito agradável, de festa, alegria e boa disposição, sem contar com o pintoresco interior e os trajes típicos da bavária, vestidos pelas empregadas de mesa que nos servem com um sorriso.

Ao sair, decidi virar à esquerda na rua Maximilianstrasse.
Nesta rua podemos encontrar as lojas de prestígio como Versage, Chanel, Dolce & Gabbana, Hermès, Cartier entre outros.
Esta é a zona mais rica de Múnich.

Quando olhei com atenção à minha direita, lá estava ele, com os seus enormes portões verdes, o National theatre  Buhnen Eingang.
Ao fundo da rua, do lado direito encontraremos uma praça muito grande e muito majestosa, aqui, fica edificada a Residência dos Duques da Baviera (Redidenz München).
Este museu é  de entrada obrigatória, com um custo de 13€ e uma duração de mais ou menos 3 horas, este edifício pode ser dividido em 3 partes...
Para o visitarem, podem ainda adquirir um audioguia gratuito que vos ajudará a absorver alguma informação importante.

1. O Tesouro
O tesouro da família real acumulado ao longo dos anos, está constituído por coroas e tearas, arcas de marfim, ouro e prata, espelhos e outros objetos de decoração, nele pode ainda encontrar-se instrumentos musicais, espadas, talheres, cálices, loiças, relógios e muitas jóias construídas com ouros, prata, pérolas,  rubís, diamantes, esmeraldas e marfim para oferecer aos Reis e rainhas daquela dinastia.

2. O Antiquarium:
Com 130 salas, este museu oferece uma grande variedade de relíquias donde pode fazer-se uma ideia de como viviam os reis naqueles tempos.

Nesta parte da residência encontrarão um grande salão renascentista todo ele decorado com pinturas e gravuras desde o chão até ao teto, este oferece um total de 102 pinturas de cidades da Baviera.
É a sala mais antiga do palácio, tem uma longitude de 66metros e foi construído pelo Duque Albrecht V no ano de 1568 para expor a sua coleção de esculturas antigas.
Esta sala foi mais tarde convertida num salão de festas.

*Ahnengalerie:
Uma galeria pintada a ouro mandada construir pelo príncipe Carlos Alberto e terminada no ano de1730.

3. Rei Che Kapelle:
Aqui encontramos a capela de oração do Duque Maximiliano e da sua esposa.
O chão está coberto de Mármore e o teto tem um relevo de figuras douradas sobre um fundo azul lapís.
As letras que podemos observar ME fazem referência ao Duque Maximiliano e à sua esposa Elisabete de Lorena.

*Hartschiersaal:
Aqui é possível encontrar uma câmara de prata com um vasto serviço de mesa utilizado durante os grandes banquetes reais, se o virem, ficarão de certeza de boca aberta pois, para além de ser magnifico, é muito vasto.

*Steinzimmer:
Câmara pétrea, decorada com mármore e situada a oeste da residência.

*Allerheiligen-Hofkirche:
Esta capela palatina foi restaurada, é atualmente utilizada para concertos, e encontra-se localizada fora do palácio.
Depois de terminar a nossa visita ao palácio, saímos e contornamos o edifício pelo nosso lado direito donde nos levará à última parte desta visita, esta parte é o chamado Cuvilliès-Theater, um teatro de proporções pequena mas muito acolhedor.
Quando voltarmos a sair, encontraremos à esquerda o Odeonsplatz e à direita os Jardins do Palácio Real chamados Hofgarten.

Depois de um curto passeio pelos jardins, saí e caminhei por essa mesma rua (Briennerstr) sempre em frente até chegar ao Jardins de Maximiliano, ao chegar a esse ponto, virei à esquerda e segui até ao fim, soube tão bem respirar um pouco de ar puro, caminhando por entre as sombras das árvores cobertas de folhas verdes e tenras que nos fazem lembrar que Junho estava a começar.

No fim do jardim, à nossa direita encontramos um outro jardim, o jardim Botânico e um pouco mais à frente à nossa esquerda estaremos outra vez no nosso ponto de partida e foi por aqui que terminei a minha rota por Múnich.

Espero que tenham gostado de percorrer as ruas desta bonita cidade da Bavária que tanto tem para nos oferecer.

Se ficarem um dia extra, e tiverem a oportunidade, podem fazer uma visita ao campo de concentração de Dachau, que se encontra apenas a 13 Km noroeste da cidade.
Foi o primeiro campo de concentração da Hitler.